Ouvi a frase acima durante uma conversa em um evento sobre inovação com foco em governo quando disse que a minha palestra seria sobre o uso do design thinking em um projeto do órgão público onde eu trabalho. Motivados pela surpresa da pessoa, que trabalhava na iniciativa privada, outras pessoas também se manifestaram dizendo que também usavam a abordagem em seus órgãos públicos e empresas públicas. Isto foi em 2018.
Desafios e perspectivas dos alunos e egressos do Campo de Públicas
Desde 2018 tenho pensado em respostas para essa pergunta.
Não que seja possível encontrar uma ou duas respostas objetivas para o tema.
Pelo contrário, nesse caso é importante dar lugar a experimentação, ao desconhecido, aos erros e aos aprendizados que se sobrepõe a cada experiência.
É imprescindível cuidar dos professores se queremos uma educação de qualidade. Não trata-se de vitimizar os profissionais de educação, tampouco romantizar a profissão, na verdade, achamos necessário reconhecer os desafios que envolvem as professoras e professores e, principalmente, ter coragem para enfrentá-los, de forma efetiva e, sobretudo, com foco nas pessoas – que são as maiores responsáveis pelas transformações que acreditamos para a educação pública.
A crise apresenta desafios em evolução e ainda imprevisíveis, tornando arriscado qualquer prognóstico das consequências econômicas, sanitárias, sociais e políticas, local e globalmente. Desafia também um dos pressupostos elementares do fenômeno democrático, como fundamentado por Hans Kelsen: a igualdade. Como as evidências já mostram, a pandemia não afeta a todos igualmente – sendo os maiores impactos nas mulheres – e ameaça comprometer os avanços por elas conquistados.
A República.org acredita que governos importam. E que para transformarmos o Estado brasileiro é preciso começar por reconhecer e motivar as pessoas que nele trabalham.
Nunca foi tão essencial, imprescindível e contemporâneo falar em antirracismo e isso, certamente nos remete a Nelson Mandela, que representa a imagem concreta de luta por justiça em um ambiente de extrema intolerância que vitimou milhões de negros na África do Sul.
Com o objetivo de fortalecer a discussão sobre o protagonismo dos profissionais públicos na agenda de inovação governamental a Republica.org, o Instituto Arapyaú e a RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade se juntaram e vão, durante o mês de julho, promover a série “Capacidades para inovação em governos: ações para o presente e diálogos para o futuro” . A série de conversas virtuais vai conectar profissionais e especialistas nos temas, a fim de fortalecer saberes e práticas para soluções e desafios do setor público.
No mês do Orgulho LGBT+, gestores públicos destacam a importância de uma gestão de pessoas preparada para acolher membros da diversa comunidade.
A luta e a vivência da comunidade LGBTQ+ já estão consolidadas e pautadas pela tomada de direitos básicos. E um desses direitos é a oportunidade de ter um trabalho digno que possa proporcionar a liberdade para ser quem se é e causar impacto de forma virtuosa.
Visando aprofundar nessa temática, foram convidados três jovens líderes da comunidade LGBTQ+ que estiveram ou ainda estão atuando na gestão pública, realizando impacto positivo no nosso dia a dia com a implementação de políticas públicas relevantes.